Continua depois da publicidade

3 receitas para se livrar das baratas

As baratas são consideradas verdadeiras pragas urbanas, especialmente, no verão. Mas, sabia que dá para se livrar das baratas usando detergente? Essa medida doméstica é essencial para eliminar essas transmissoras de doenças de uma vez por todas.

Muita gente tem nojo das baratas. Esse sentimento não está errado, mas deve ser ainda mais acentuado porque esse inseto é muito perigoso para a sua saúde. Isso tudo em função da capacidade de proliferar enfermidades.

Continua depois da publicidade

O “voar das baratas” está intimamente ligado ao período de acasalamento, geralmente ocorrendo durante o verão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses insetos podem propagar males, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia.

Normalmente, esses são insetos de hábitos noturnos e se mantém escondidos ao longo dia em frestas, buracos e até nos esgotos. Esses insetos se transformaram em invasores domésticos e precisam ser controlados.

Continua depois da publicidade

Ninguém deve menosprezar todos os males que esses insetos podem trazer. Afinal, as baratas podem se reproduzir em velocidade acelerada, adquirindo resistência aos métodos tradicionais de combate.
Nos grandes núcleos populacionais, a barata se apresenta como o inseto mais, comumente encontrado.

Como se livrar das baratas usando detergente? Confira essa e outras dicas!

Continua depois da publicidade

1 – Água, detergente e sabão

Você deve misturar água, detergente e sabão que até a solução fique escorregadia. A partir daí, é preciso jogar em cima da barata quando ela surgir, uma vez que esse liquido vai entupir os poros. Assim, o inseto acaba morrendo.

2 – Bicarbonato de Sódio e açúcar

Neste caso, você deve fazer uma solução com açúcar e bicarbonato em tampinhas de garrafa. Dá para espalhar pelos cantinhos de sua residência.
Isso porque o açúcar atrai a barata, que ao ser consumido causa o envenenamento do inseto.

Continua depois da publicidade

3 – Ácido Bórico

Neste caso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 100 g de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias);
  • 1 cebola picada em pedaços bem pequenos;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
  • Passo a passo para o preparo e aplicação

Basicamente, você deve misturar todos os elementos. Logo após, faça algumas bolinhas e distribua pela sua residência.
Mas, você deve manter essa solução bem longe de seus animais de estimação.

Continua depois da publicidade

4 – Açúcar e gesso

Você deve misturar partes iguais de gesso e açúcar, inserindo ainda essa solução nas tampinhas de plásticos e deixar nos armários, moveis e outros locais que podem servir de esconderijos para esses insetos. O gesso impedirá que a barata se reproduza, além de não fazer mal algum para os humanos.

A remoção de fontes de alimentos para baratas é uma das etapas mais importantes no processo de controle de baratas. É necessário higienizar sua cozinha e outras áreas para ter uma casa sem baratas.

Continua depois da publicidade

Não se esqueça dos seguintes pontos ao limpar sua casa:

Limpe seus utensílios de cozinha. Baratas na cozinha podem sobreviver a gordura e derramamentos de comida embaixo e atrás dos aparelhos. Limpe embaixo e atrás do fogão, geladeira, microondas, torradeira, máquina de lavar louça e em volta e embaixo da pia da cozinha.

Continua depois da publicidade

Armários vazios e limpos. Migalhas e derramamentos de alimentos de produtos alimentícios armazenados são uma excelente fonte de alimento para baratas. Livre-se das baratas nos armários da cozinha limpando completamente os armários e removendo esses derramamentos de alimentos.

Mantenha os alimentos em recipientes selados. As baratas são pequenas o suficiente para entrar em embalagens de papelão e caixas e sacos plásticos frouxamente fechados. Armazene os alimentos em recipientes de metal, vidro ou plástico rígido que possam ser lacrados.

Continua depois da publicidade

Limite o consumo de alimentos a um cômodo da casa. Manter todos os alimentos e comer em uma área da casa limitará migalhas e derramamentos de alimentos, facilitando a concentração na limpeza profunda de um cômodo da casa.

Limpe a cozinha todas as noites antes de dormir. As baratas costumam sair para se alimentar à noite; portanto, fazer uma limpeza completa da cozinha todas as noites não deixa nada para as baratas comerem. Limpe as bancadas da cozinha, lave todos os pratos, guarde toda a comida, limpe a pia e seque-a para remover toda a água e limpe bem o chão.

Continua depois da publicidade

Limpe os pisos com frequência. Aspire ou varra todas as áreas não alimentares da casa a cada poucos dias. Recolher migalhas perdidas ajudará a manter sua casa limpa. Os sacos de ovos baratos e as partes do corpo contêm feromônios que atraem outras baratas para as mesmas áreas; portanto, varrer fezes, peles, partes do corpo e sacos de ovos também ajuda.

Recipientes de alimentos para animais vazios durante a noite ou cubra firmemente. As baratas comem alimentos para animais e usam fontes de água. Mantenha as latas de lixo limpas e cobertas.

Continua depois da publicidade

Você gostou de aprender a como se livrar das baratas usando detergente? Então, aproveite para compartilhar esse material com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo!

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade