Continua depois da publicidade

APRENDA A FAZER ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA CASEIRO

O óleo extraído das laranjas é usado em vários produtos de limpeza e receitas de alimentos, devido ao seu agradável aroma e poderosas propriedades solventes. Acredita-se também possuir vários benefícios à saúde.

Com algumas cascas, você pode criar óleo de laranja em casa para usar em uma variedade de finalidades. Você também pode extrair rapidamente o óleo de laranja e impregná-lo com óleos de cozinha comuns para criar óleo perfumado para uso na culinária e em casa.

Continua depois da publicidade

1 – Monte seus materiais

Para extrair o óleo de laranja você precisará de uma pode de vidro com tampa, um ralador e um pouco de álcool. Por ser álcool etílico 92,6%( aálcool de cozinha), mas a vodka funciona melhor na criação de óleo de laranja. Não diluirá nem sobrecarregará o aroma de laranja no óleo final.

2 – Retire as cascas de laranja

O óleo essencial de laranja, o limoneno, é encontrado em grande parte na casca. Por isso, você deve remover as cascas das laranjas antes de fazer o óleo. Você pode cortar a casca da laranja com uma faca ou ralar a casca com um ralador.

Continua depois da publicidade
  • Para obter melhores resultados, evite cortar qualquer parte do caroço. Esta parte da laranja tem muito pouco limoneno e tornará sua mistura amarga.
  • Se você não tiver um ralador, um descascador de legumes ou uma faca.
  • A quantidade de laranjas usada pode variar. Depende de quantas laranjas você possui ou de quanto óleo essencial deseja produzir.

3 – Seque as cascas

Depois de remover as cascas, será necessário deixá-las secar. Coloque-os em uma toalha de papel e deixe-os expostos à luz solar direta até que estejam completamente secAs. Dependendo da umidade da sua área, isso pode levar alguns dias. Para acelerar o processo, tente cortar as cascas de laranja em pedaços pequenos (2,5 cm). Se raladas elas secarão mais rápido.

4 – Moa as cascas

Depois que as cascas secarem, coloque-as no processador de alimentos. Moa-os até obter uma consistência grossa. Evite secar demais as cascas. Isso pode fazer com que eles percam um pouco do limoneno.

Continua depois da publicidade

5 – Aqueça o álcool

Encha uma tigela com água morna da torneira. Deve estar quente, mas não excessivamente quente (cerca de 32 graus Celsius). Coloque a garrafa de álcool na água morna e deixe de molho por cerca de 20 minutos.

  • A vodka funciona bem para esse processo.
  • Você pode usar álcool frio. No entanto, o álcool quente ajudará você a obter mais óleo.

6 – Cubra as cascas com álcool quente e agite-as

Coloque a casca de laranja picada ou moída em um frasco de vidro. Despeje álcool suficiente para cobrir completamente as cascas de laranja. Depois de cobrir as cascas, feche a tampa e agite vigorosamente o frasco por vários minutos.

Continua depois da publicidade

7 – Deixe a mistura descansar por dois ou três dias

Durante esse período, você também pode agitar a mistura duas ou três vezes ao dia. Você também pode considerar deixar descansar por mais alguns dias. Quanto mais você agita e quanto mais tempo deixa descansar, mais óleo você obterá da sua mistura.

8 – Coe a mistura

Usando um filtro de café ou um pano de queijo, coe a mistura em um prato raso. Esprema todo o líquido na tigela.

Continua depois da publicidade

9 – Deixe o álcool evaporar

Cubra a tigela com um pano ou toalha de papel e deixe descansar por alguns dias. Isso permitirá que o álcool restante na mistura evapore. Depois que o álcool evaporar, você ficará com óleo de laranja.

  • Não deixe a toalha cair na mistura. Vai sugar o óleo.
  • Depois que o álcool evaporar, coloque o óleo restante em um recipiente com tampa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade