Continua depois da publicidade

APRENDA A PREVENIR BOLHAS NOS PÉS

O verão significa temperaturas mais altas e muito mais atividades ao ar livre … o que é uma receita para bolhas provocadas pelo atrito, calor e pés suados. Embora a prevenção seja o melhor remédio … às vezes, por mais que você tente, você acaba com uma bolha dolorosa.

Use os sapatos certos

A primeira linha de defesa contra bolhas é garantir que seus sapatos se encaixem corretamente! Sapatos muito apertados ou muito soltos podem causar bolhas. Ao comprar sapatos, pare um pouco para sentir os pontos de pressão. Corredores e caminhantes devem usar uma esteira inclinada para verificar se há estresses nos calcanhares. Para evitar bolhas durante a corrida ou caminhada, compre sapatos com um tamanho aproximadamente 1/2 do que os sapatos de rua.

Continua depois da publicidade

Você precisa ter um pouco de espaço para os dedos, porque seus pés incham à medida que você corre. Os corredores podem até querer conversar com um especialista em corrida para uma análise da marcha, se as bolhas forem um problema constante. Ao comprar sapatos, verifique se há costuras que podem esfregar os pés e causar bolhas. Sapatos mais velhos também podem ter áreas desgastadas que podem levar a atritos extras nos pés.

Use as meias corretas

Evite algodão a todo custo! O algodão retém a umidade, enquanto as fibras sintéticas absorvem a umidade. Compre meias sem costuras que podem causar bolhas. Talvez você precise usar dois pares de meias em alguns casos. Os caminhantes devem procurar uma meia fina de forro sintético ou de lã e uma meia externa de lã sintética ou grossa.

Continua depois da publicidade

Além de usar os sapatos e meias certos, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para impedir que as bolhas entrem em seu caminho.

  • Polvilhe um pouco de talco ou amido de milho nos pés antes de calçar as meias para manter os pés livres de umidade. Umidade excessiva pode levar a bolhas.
  • Coloque vaselina, desodorante transparente ou até mesmo protetor solar em áreas propensas a bolhas para reduzir o atrito.
  • Use band-aid como medida preventiva em áreas propensas a bolhas.
  • Ao usar sapatos novos, empurre a parte traseira superior dos sapatos para suavizar o material.
  • Se você faz pedicuras regulares, certifique-se de que eles não removam calos dos pés. Calos servem como proteção contra bolhas!
  • Preste atenção na maneira como você anda. Coloque o pé no chão primeiro, em vez de bater com o pé inteiro no chão.
  • Mantenha as unhas dos pés curtas. Apare as bordas afiadas que possam irritar os outros dedos ou as meias.
  • Se você sujar ou pedras nos seus sapatos enquanto corre ou caminha, certifique-se de parar e esvaziar seus sapatos.
  • Se você estiver em uma longa caminhada, descanse um pouco e estique os dedos dos pés.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade