Continua depois da publicidade

COMO RETIRAR CARUNCHO DE ROUPAS

Não é raro que comece a crescer mofo em suas roupas, especialmente se ela foi armazenada em local úmido ou não foi permitido secar completamente antes de ser guardada. Você pode reconhecer visualmente o caruncho como manchas escuras aparecem no tecido. Se você deseja remover esse caruncho da roupa, precisará lavar ou esfregar o item mofado com um agente de limpeza, como removedor de manchas comercial, alvejante, bórax ou bicarbonato de sódio, entre outros.

1 – Esfregue o caruncho usando uma escova de dentes.

Pegue uma escova de dentes velha e use as cerdas para esfregar completamente o molde na sua peça de roupa. Remova o máximo possível de acúmulo de mofo dessa maneira. Descarte a escova imediatamente após esfregar o tecido.

Continua depois da publicidade

Trabalhe em uma área bem ventilada ou mesmo ao ar livre. Os esporos de mofo podem viajar pelo ar em sua casa e podem se instalar em outras roupas, ou pior, em seus pulmões.

2 – Aplique um removedor de manchas no caruncho.

Depois de limpar o máximo possível de caruncho, aplique um removedor de manchas na parte carunchada da roupa. Os removedores de manchas precisam de tempo para penetrar no tecido; portanto, aguarde pelo menos 30 minutos antes de lavar a roupa.

Continua depois da publicidade

3 – Lave o item sozinho com água quente.

Coloque a sua máquina de lavar roupa em um tamanho de carga “grande” ou “muito grande” e defina a temperatura da água como “quente”. Não adicione outros itens de vestuário à máquina de lavar, pois você corre o risco de transferir esporos de mofo para atualmente roupas não mofadas.

Caso casa não possua água quente na lavanderia, aconselhamos a pegar uma panela grande com água fervente e deixar cozinhar por uns 40 minutos, com 200ml de vinagre branco. Não esqueça de mexer sempre com uma colher de pau.

Continua depois da publicidade

Depois coloque a roupa de volta na máquina de lavar roupas e inicie o processo de lavação mais longo.

Ou você pode colocar água fervente dentro da máquina para lavar, é um pouco mais demorado, mas funciona também. Despeje o vinagre diretamente na lavagem e não use detergente. Encha a máquina com água quente, faça uma pausa no ciclo e deixe a roupa de molho por cerca de uma hora. Termine o ciclo e lave as roupas novamente com sabão líquido comum e alvejante sem cloro.

Continua depois da publicidade

4 – Seque a roupa ao ar livre.

Você não será capaz de saber se o caruncho foi completamente removido da roupa até depois de seco e o tecido retornou à sua cor natural. Deixe o tecido secar ao ar sobre uma superfície plana ou sobre uma prateleira ou linha de secagem.

Se for um dia agradável, você também pode secar a roupa ao ar livre, sob a luz do sol. O calor adicionado do sol ajudará a eliminar e remover o mofo existente na sua roupa.

Continua depois da publicidade

Evite usar a secadora. Aguarde até o item secar ao ar livre para verificar se há mofo, descoloração e odores estranhos. Colocar qualquer tecido com problemas de mofo na secadora corre o risco de contaminar o secador com esporos de mofo.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade