Continua depois da publicidade

CONHEÇA OS 10 ALIMENTOS QUE AUMENTAM O AÇÚCAR NO SANGUE

Pré-diabetes, esse nome me deixou totalmente assustada quando o médico leu meus exames. Como assim? Eu quase não como nada doce! Mas os alimentos que você come podem ter um impacto direto nos seus níveis de açúcar no sangue. Se você tem diabetes ou apenas se preocupa em manter níveis constantes de açúcar no sangue, é importante prestar atenção ao que você come.

Vamos entender rapidamente a ciência primeiro. Seu corpo cria açúcar no sangue ou glicose no sangue, digerindo os carboidratos dos alimentos que você come e transformando alguns deles em açúcar que viaja pela corrente sanguínea. Esse açúcar no sangue é usado pelo organismo para gerar energia e a parte que permanece sem uso é armazenada.

Continua depois da publicidade

Excesso de açúcar no sangue em seu corpo pode ser prejudicial, assim como picos freqüentes nos níveis de açúcar no sangue e até levar ao diabetes. Aqui estão seis alimentos sorrateiros que são conhecidos por aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Muitas vezes, é recomendável comer uma combinação de proteínas, gorduras e fibras para diminuir a digestão de carboidratos e reduzir o aumento dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Café: Seu açúcar no sangue pode aumentar após uma xícara de café devido à presença de cafeína . O mesmo vale para o chá preto ou chá verde. Embora a cafeína afete pessoas diferentes de maneira diferente, se você é diabético, deve limitar sua ingestão de cafeína.

Continua depois da publicidade

Frutas secas: As frutas secas como passas e ameixas contêm açúcar em formas mais concentradas e, por consequência, são ricos em hidratos de carbono. Sabe-se que uma fruta de qualquer outra forma que não seja natural, como suco ou seca, tem o dobro da quantidade de açúcar. Embora eles sejam bons para você, é melhor limitar a ingestão diária de nozes e frutas secas a aproximadamente 30 gramas.

Pão branco: O pão branco e até o arroz branco contêm carboidratos simples que são facilmente decompostos pelo organismo e convertidos em glicose. Além disso, estes contêm pouca fibra e fibra realmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. O mesmo acontece com o pão branco, que contém apenas farinha refinada, assim como o macarrão. Portanto, é recomendável mudar para arroz integral ou pão integral, rico em fibras.

Continua depois da publicidade

Carne vermelha: Muitos estudos mostraram que a carne vermelha e processada, como bacon e presunto, são ricos em gorduras saturadas que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, muita proteína também pode aumentar seus níveis de insulina.

Leite: O leite e outros produtos lácteos podem definitivamente contribuir para os seus níveis de açúcar no sangue. O leite contém lactose, que é um tipo de açúcar que é digerido facilmente. Mas também contém proteínas que podem neutralizar essa resposta e, portanto, é bom beber leite com moderação.

Continua depois da publicidade

Bananas: Certas frutas como bananas, uvas, cerejas e mangas estão cheias de carboidratos e açúcar e podem aumentar rapidamente seus níveis de açúcar no sangue. Todas são frutas com alto índice glicêmico, que mede o aumento dos níveis de glicose no sangue após a ingestão de um alimento específico. Alimentos com alto índice glicêmico criam um aumento mais rápido e drástico nos níveis de glicose no sangue.

Alimentos sem açúcar: Muitos destes irão aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Por quê? Eles ainda podem ter muitos carboidratos dos amidos. Verifique o total de carboidratos no rótulo de dados nutricionais antes de comer. Você também deve prestar atenção aos álcoois de açúcar, como sorbitol e xilitol. Eles acrescentam doçura com menos carboidratos que açúcar (sacarose), mas ainda podem ter o suficiente para aumentar seus níveis.

Continua depois da publicidade

Comida chinesa: Quando você come um prato de gergelim ou frango agridoce, não é apenas o arroz branco que pode causar um problema. Alimentos ricos em gordura podem fazer com que o açúcar no sangue fique por mais tempo. O mesmo vale para pizza, batata frita e outras guloseimas com muito carboidrato e gordura. Verifique o açúcar no sangue cerca de 2 horas depois de comer para saber como um alimento afeta você.

Bebidas esportivas: Eles são feitos para ajudá-lo a reabastecer líquidos rapidamente, mas alguns deles têm tanto açúcar quanto refrigerante. Água pura é provavelmente tudo o que você precisa para um treino moderado de menos de uma hora. Uma bebida esportiva pode ser boa para exercícios mais longos e mais intensos. Mas verifique primeiro com o seu médico se as calorias, carboidratos e minerais contidos neles são seguros para você.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade