Continua depois da publicidade

O que você precisa saber antes de trocar de banco

Você pode trocar de banco quando quiser. Mas fazer isso é um processo e pode desencadear erros que custarão dinheiro. Você pode não estar melhor depois da troca. Existem maneiras de lidar com preocupações sobre taxas de juros ou problemas de serviço sem passar de um banco para outro.

Melhores Taxas

Se você optar por taxas mais altas de conta poupança, execute alguns números em uma calculadora de juros compostos para descobrir quanto mais você realmente ganhará em outro lugar. Se você deseja apenas um aumento nos ganhos de juros, pode abrir uma nova conta em um banco diferente e manter os dois abertos. As contas bancárias online, que tendem a pagar as taxas de juros mais altas, são uma excelente opção para dinheiro que você não gastará imediatamente.

Continua depois da publicidade

Taxas mais baixas

Se você deseja trocar de banco para evitar taxas, descarte as alternativas primeiro. Comece informando seu banco atual que você não está satisfeito com os custos e pergunte quais são suas opções. Eles podem ter uma variedade de produtos (níveis de serviço) disponíveis que você não conhecia. Como alternativa, a qualificação para uma isenção de taxa pode ser tão simples quanto configurar o depósito direto em sua conta. Os bancos trabalharão com você, se você perguntar.

Localização mais conveniente

Se você usa uma união de crédito e está motivado para mudar devido a uma mudança geográfica, pode não ser necessário alterar os bancos. Muitas uniões de crédito participam de ramificações compartilhadas , o que permite o uso de ramificações de outras uniões de crédito para depósitos, saques e outros serviços (sem custo).

Continua depois da publicidade

Avalie as opções

Se você deseja mudar, precisa encontrar um banco substituto. Tome seu tempo aqui e escolha bem – você não deseja trocar de banco com frequência por causa do tempo que leva e da oportunidade de erros. Isso pode causar devolução de cheques ou a perda de pagamentos diretos. Certifique-se de considerar uma variedade de candidatos, incluindo:

  • Cooperativas de crédito
  • Pequenos bancos locais
  • Grandes bancos nacionais
  • Bancos online

Reunir dados

Você perde o acesso a muitas informações valiosas quando muda de banco. Para iniciantes, você não poderá pesquisar no histórico da sua conta antiga. Se você precisar pesquisar uma transação ou provar que pagou por algo, há muito valor em ter um longo histórico de transações. Faça o download de tudo o que você precisa após sua última transação atingir a conta antes de fechá-la.

Continua depois da publicidade

Tenha certeza de:

  • Faça o download de declarações oficiais: elas podem ajudá-lo a documentar ativos para uma compra de casa ou outro empréstimo e também devem ter um histórico de transações.
  • Obter imagens de cheques importantes: você pode solicitar cópias do seu banco se já fizer mais de alguns meses desde que o cheque foi cancelado. Muitos bancos incluem imagens de cheques nos extratos on-line.
  • Sincronize seu software de finanças pessoais: faça o download ou exporte transações para facilitar a pesquisa, classificação e categorização.

Gerenciar o processo

Você também precisa gerenciar o processo de fechamento da conta com cuidado. É ideal alterar uma conta quando você pode dedicar tempo para concluir todas as tarefas necessárias de maneira focada. Abaixo está um resumo das etapas, mas é melhor seguir nossa lista de verificação completa para alterar bancos:

Continua depois da publicidade
  • Abra a nova conta e vincule as contas antigas e novas para poder movimentar dinheiro facilmente.
  • Organize-se: liste suas despesas mensais (e quaisquer despesas menos frequentes) que você paga da conta automaticamente. Financie sua nova conta e comece a pagar essas despesas assim que puder.
  • Configure o depósito direto na nova conta para não precisar transferir fundos entre contas.
  • Verifique três vezes se tudo está funcionando corretamente e se você não perderá nenhum pagamento. Quando tiver certeza de que tudo está configurado corretamente, fique à vontade para fechar sua conta antiga. Você pode solicitar um fechamento por telefone ou pode precisar enviar uma carta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade