Continua depois da publicidade

Receita caseira de vela repelente de mosquitos

O verão está em pleno andamento, mas isso também significa que os mosquitos também. Felizmente, a citronela é uma maneira natural de manter os mosquitos afastados. Uma vela de citronela pode não apenas ajudá-lo a aproveitar as noites ao ar livre sem se tornar um lanche de insetos, mas também tem um cheiro ótimo. Este artigo mostrará várias maneiras rápidas de fazer velas de citronela que manterão esses mosquitos traquinas afastados.

Encontre um frasco de vidro limpo com uma grande abertura.

Você precisará de algum tipo de recipiente resistente ao calor, como um frasco de pedreiro ou um suporte de vela velho, para derramar sua cera derretida. Certifique-se de que a boca do seu recipiente seja grande o suficiente para você entrar e de que ele possa suportar altas temperaturas.

Continua depois da publicidade

Compre cera de vela e corte-a em cubos pequenos.

Você pode usar qualquer cera para velas, como parafina, cera de abelha, soja ou até velas velhas e sem perfume. Corte ou quebre a cera escolhida em cubos. Certifique-se de ter o suficiente para encher o recipiente, além de alguns extras. A cera encolhe um pouco quando endurece, e você pode achar que precisará adicionar um pouco de cera extra ao recipiente durante o processo de resfriamento.

Diferentes tipos de cera queimam de maneira diferente. A cera de abelha, por exemplo, queima lentamente, enquanto a parafina normalmente queima muito mais rapidamente. Soja, outras ceras à base de vegetais e ceras combinadas caem em algum lugar entre as duas.

Aqueça a cera da vela em banho-maria.

Encha sua panela grande com água e coloque-a no fogão, depois encha a panela menor com a cera. Ligue o fogão e aguarde até a cera derreter. Ficará mais claro.

Continua depois da publicidade
  • A panela menor deve ter pelo menos a altura do pote maior; não pode afundar na água. Coloque a cera da vela na panela menor e coloque a panela grande no fogão.
  • Se você quiser adicionar um pouco de cor à sua vela, adicione alguns lápis de cera ou corante de cera. O corante de cera geralmente vem em blocos e você pode encontrá-lo online ou na seção de fabricação de velas de uma loja de artesanato. Se você optar por adicionar um pouco de cor, mexa a cera para misturar tudo.

Adicione o óleo essencial de citronela à sua cera derretida.

Use cerca de ½ colher de chá ou 10 gotas de óleo por uma libra de cera. Você pode usar mais óleo essencial, se desejar uma vela mais potente, ou menos óleo essencial, se preferir uma vela menos potente. Você pode encontrar o óleo essencial de citronela on-line ou na seção de óleos essenciais de uma loja de alimentos naturais. Depois de adicionar o óleo, mexa a cera para misturar tudo.

  • Certifique-se de usar o óleo essencial, pois um óleo sintético de citronela (ou aroma de citronela) não será tão eficaz para manter os insetos afastados.
  • Você também pode adicionar outros aromas para fazer velas para ajudar a complementar a citronela. Considere usar odores que outros insetos não gostam, como eucalipto, lavanda, limão, hortelã-pimenta ou pinheiro.

Compre um pavio de vela pré-encerado e corte-o.

Meça uma mecha de vela pré-encerada e corte-a com uma tesoura. O pavio deve ter alguns centímetros a mais do que o contêiner escolhido; você estará aparando o pavio mais tarde.

Continua depois da publicidade
  • Se o seu pavio de vela veio sem uma aba de metal, você precisará comprá-lo on-line ou no corredor de fabricação de velas de uma loja de artesanato e conectá-lo a uma extremidade. Simplesmente deslize a aba de metal em uma extremidade do pavio da vela e aperte-a com um alicate.

Insira e prenda o pavio da vela.

Pegue a mecha da vela e mergulhe a aba de metal na cera quente, depois deslize a mecha no recipiente. Quando a cera endurecer, fixará a aba de metal no fundo do frasco, prendendo o pavio.

Prenda o pavio da vela.

Você deseja que seus pavios da vela fiquem retos dentro da vela, portanto precisará protegê-los. Você pode fazer isso pegando um prendedor de madeira, fechando-o em volta do pavio da vela e apoiando o pino na parte superior do seu recipiente.

Continua depois da publicidade
  • Se você não tiver prendedores de roupa, poderá apoiar o pavio da vela colocando pauzinhos ou lápis sobre o recipiente e colocando-os em ambos os lados do pavio. Isso ajudará a manter o pavio na vertical e evitará que caia.

Despeje a cera nos frascos.

Levante cuidadosamente a panela pequena com a cera da panela grande e despeje a cera derretida no recipiente escolhido. Deixe cerca de ½ a 1 polegada de espaço a partir da borda do recipiente

Aguarde até a sua vela esfriar.

Você pode dizer se sua vela esfriou se for de cor sólida. A maioria das ceras sem cor aparecerá branca, marfim ou amarela quando esfriarem.

Continua depois da publicidade
  • Se você achar que sua cera encolheu um pouco, basta adicionar mais cera quente e esperar que esfrie.

Apare seu pavio.

Depois que a vela esfriar, você poderá remover os pauzinhos e aparar o pavio até que ela tenha cerca de 2,5 cm de comprimento.

Algumas outras dicas úteis para aproveitar ao máximo sua vela caseira de citronela:

  • Deixe a vela curar por 48 horas antes de usar.
  • Dizem que as velas têm memória; portanto, na primeira vez em que você acender a vela, aponte a chama para a base do pavio, de modo que um pouco de cera derreta e seja atraído pelo pavio.
  • Na primeira vez que você acender a vela caseira de citronela, deixe-a queimar até as bordas, para que haja uma ampla e ampla piscina de cera derretida antes de apagá-la.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade