Continua depois da publicidade

Saiba como funciona o Cadastro Positivo do Serasa

Esse é o seu currículo financeiro. Com ele, os seus bons hábitos de pagamento podem contar pontos positivos para você.

O Cadastro Positivo permite que as empresas para as quais você pede crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, ou seja, tanto os seus deslizes quanto os seus acertos.

Continua depois da publicidade

É o contrário do que acontece hoje com o cadastro negativo, quando as empresas analisam só as contas que você deixou de pagar, sem levar em consideração situações de emergência ou imprevistos.

O Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.

Continua depois da publicidade

Assim, fica fácil para as empresas de crédito enxergarem que, apesar de ter atrasado ou deixado de pagar uma ou outra conta, você é responsável com vários outros de seus compromissos. E isso provavelmente te ajudará na conversa e na negociação com essas instituições.

Suas contas pagas em dias poderão ser consideradas, e as empresas, poderão ter condições de avaliar seu histórico de pagamentos de uma forma mais completa e justa.

Continua depois da publicidade

Dependendo da política financeira da empresa, você pode conseguir taxas de juros melhores do que alguém que não tem o Cadastro Positivo. Para melhorar um pouco mais, o seu Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar o seu Serasa Score.

Clique em Cadastro Positivo para consulta!

Continua depois da publicidade

Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade